HOME | ACERCA | NACIONAL | LOCAL | MUNDIAL | DOCUMENTOS | CONTACTOS | ANTERIORES

 NACIONAL

BRASIL: prohibido olvidar

03/20/2025 [NACIONAL] - La dictadura fue horrible y dolorosa para miles de las víctimas, sus familias y amistades que todavía hoy lloran y sufren sin que se les haga justicia y halla reconocimiento de la verdad. Como pudimos observar el golpe del 64 tiene un eco muy peligroso en la actualidad y en el futuro. No se puede conmemorar, pero tampoco se puede olvidar la memoria histórica. No puede haber otra dictadura en Brasil ni en ningún otro lugar, ni ignorar sus señales, por todo mencionado y más, está prohibido olvidar.

[ Lea más ]



BRASIL: Lula indica mulher para o Superior Tribunal Militar no 8 de Março

03/10/2025 [NACIONAL] - A advogada agradeceu a indicação do presidente. “Eu agradeço e fico muito honrada de ter sido indicada nesta data tão importante para as mulheres, dia 8 de março, e espero fazer jus ao cargo. Vou honrar essa indicação”, disse ela.

[ Lea más ]



UNTED STATES: Democrats seek to divert opposition to Trump with anti-Russia warmongering

03/04/2025 [NACIONAL] - The growth of social opposition among workers and youth to the Trump administration must not be tied to the utterly reactionary policies of the Democratic Party, which speaks for the intelligence agencies, the Pentagon and Wall Street. The attempt to use opposition to Trump to strengthen the war drive against Russia must be rejected. The fight against dictatorship must be connected to the struggle against militarism and war, which ultimately means a struggle against capitalism itself.

[ Lea más ]



BRASIL: O que o cinema pode fazer por um país?

02/25/2025 [NACIONAL] - Tive muita vontade de ver a ditadura nos olhos de um trabalhador, por exemplo

[ Lea más ]



BRASIL: Trump dá a Lula a chance da sua vida para mudar o jogo

02/11/2025 [NACIONAL] - Mas para isso é preciso a compreensão de que medidas paliativas não adiantam mais e a coragem de dar cem passos adiante para compensar o atraso ao qual fomos jogados em 2016. Quando um time mostra garra e determinação de buscar o resultado, ele inflama a torcida e ela empurra o time para a vitória.

[ Lea más ]



BRASIL: LANÇAMENTO | Pré-venda do livro "China: onde os extremos se tocam" da Editora Iskra

01/03/2025 [NACIONAL] - Vem aí: lançamento em fevereiro de 2025! Seria a China uma alternativa socialista ao imperialismo belicista dos Estados Unidos e das potências ocidentais? Em "China: onde os extremos se tocam. Trótski, revolução permanente e a crítica ao multilateralismo do capital na era Xi Jinping" vemos que a realidade é mais complexa: a luta contra as atrocidades do imperialismo estadunidense e europeu não pode ser feita por meio de projetos nacionais expansionistas dentro do sistema de Estados do capital. Nesta interpretação marxista sobre o fenômeno chinês, André Barbieri desvela que, ao contrário de uma "esperança socialista", a China de Xi Jinping constitui um elo orgânico na cadeia de sustentação do capitalismo global, a ela integrada e dela dependente.

[ Lea más ]



BRASIL: Lula vai aguentar dois anos mais em cima da corda bamba?

11/07/2024 [NACIONAL] - O Brasil não precisava ter vetado a entrada da Venezuela como parceiro do BRICS. É sabido que essa decisão foi tomada para não ficar mal com os Estados Unidos. Mas poderia muito bem ter se abstido e justificado que seria errado ir contra a vontade de todos os outros membros. Não era difícil ter deixado passar a decisão da maioria. Lula demonstrou fraqueza e isso é o pior que um chefe de Estado pode fazer. O inimigo viu que Lula fraquejou e isso vai animá-lo a aumentar as pressões. Essa é uma síndrome da esquerda nacionalista e reformista. Só que a fraqueza que Lula demonstrou foi muita – foi uma capitulação totalmente desnecessária.

[ Lea más ]



BRASIL: Frei Betto, 80 anos de um pacificador

08/30/2024 [NACIONAL] - É preciso comemorar o humanismo do jornalista, escritor e religioso em tempos de guerra, violência e fome. A outra nobreza das ações pacificadoras de Betto é a sua doação pessoal, de energia, tempo e coragem, ao combate à fome, seguindo os princípios da Teologia da Libertação. Aí também há um trabalho pacificador. A violência nasce do estômago do animal faminto, inclusive o "bicho Homem". Seu trabalho missionário de seis décadas, no primeiro governo Lula, como assessor especial para esse designo e sua atuação, até hoje, em diversos países, em nome da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), constitui um imensurável conjunto de ações pela paz e pelo desafio de vivermos juntos no planeta com mais igualdade e justiça social.

[ Lea más ]