HOME | ACERCA | NACIONAL | LOCAL | MUNDIAL | DOCUMENTOS | CONTACTOS | ANTERIORES

 NACIONAL

BRASIL: Mulheres seguem ganhando menos do que os homens apesar da demagogia do governo no 8M ano passado

02/23/2024 [NACIONAL] - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), apurada pelo IBGE, revelou que no quarto trimestre de 2023 aumentou a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. De 20%, no trimestre anterior, aumentou para 25% a diferença de renda entre homens e mulheres. Elas ganham em média 25% a menos. Em 2023 o governo Lula anunciou um pacote de ações para garantir salários iguais para homens e mulheres na mesma função, pura demagogia.

[ Lea más ]



BRASIL: As contradições do novo governo Lula e a urgente necessidade da luta contra-hegemônica

02/09/2024 [NACIONAL] - Será necessário tomar as ruas para contrabalançar a correlação de forças a favor dos interesses da classe trabalhadora. Ou seja, as esquerdas têm a responsabilidade de travar a disputa política e ideológica de forma crítica e consequente. E, sobretudo, organizar as massas para que suas reivindicações pautem o governo. A mudança de rumo, necessária e urgente, virá de fora e não de dentro do governo. A organização das massas oprimidas e exploradas é a melhor forma de apoiar este governo contra o avanço da direita e da extrema-direita. O fascismo se combate com o povo na rua.

[ Lea más ]



Mais um fim de ano sob a barbárie do capitalismo. Pelo que esperançar?

01/03/2024 [NACIONAL] - Chegou a época das festas, de lembrar pela última vez de tudo que se passou durante mais um ano, esquecer, e olhar para frente. Como nós comunistas devemos ver o fim de mais um ano?

[ Lea más ]



BRASIL: A Amazônia e os direitos: humanos e da natureza

12/22/2023 [NACIONAL] - Promessas da modernidade foram descumpridas; nem os humanos se emanciparam, nem a 'dominação' da natureza trouxe alento. "Se realmente queremos melhorar o planeta em que vivemos, são imprescindíveis outros modelos de governança, produção e consumo" - Leonardo Milano/ICMBio

[ Lea más ]



Sucesso chinês é um caso a ser estudado pela esquerda ocidental, diz José Genoíno

12/01/2023 [NACIONAL] - Crescimento da nação socialista questiona soberania de grandes economias. "Tem muito rótulo sobre a China e pouco conhecimento", afirma o professor e geógrafo Milton Pomar, ao Brasil de Fato. “A China se diz socialista, então o mundo capitalista inteirinho está alvoroçado, porque o único país que se diz socialista anunciou há pouco ter tirado da miséria a maior parte da sua população na área rural.”

[ Lea más ]



BRASIL: Extrema direita | Pastores e bolsonaristas atacam LGBTQIA+ em votação contra o casamento homoafetivo

09/21/2023 [NACIONAL] - Com argumentos bíblicos fundamentalistas o deputado Pastor Eurico (PL-PE), no início de setembro, leu relatório que rejeita o reconhecimento do casamento homoafetivo e o reconhecimento da união de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. A discussão foi interrompida por um pedido de vista (mais tempo para análise) e voltou a ser discutida nesta terça-feira (19). Esta é mais uma mostra de como na verdade é a frente ampla e a política de conciliação com a direita que abrem mais espaço para a extrema direita.

[ Lea más ]



Capitalismo verde? | Lula na COP27: A retórica da defesa do meio ambiente e do problema da fome, e a realidade dos problemas estruturais do Brasil

08/18/2023 [NACIONAL] - O evento deste ano, o principal que debate as questões ambientais numa certa rotina anual, foi marcado pela sua fraqueza comparado ao anterior. Realizado em um país sob uma Ditadura Militar assassina e repressora, não houve qualquer espaço para manifestações. A "delegação" do petróleo, em especial dos monopólios da região do norte da África e Oriente Médio, teve presença forte. Tal fato pode ser melhor compreendido se imaginarmos que a situação se assemelha a um agressor oferecendo "ajuda" para a vítima em coma no quarto do hospital.

[ Lea más ]



United States: Psychiatry’s Nightmarish 2022 & Its Hysterical Defense Against Criticism

08/10/2023 [NACIONAL] - This year has been an especially nightmarish one for psychiatry defenders.

Receiving widespread attention in the mainstream media was the July 2022 article “The Serotonin Theory of Depression: A Systematic Umbrella Review of the Evidence,” published in the journal Molecular Psychiatry. In it, Joanna Moncrieff, co-chairperson of the Critical Psychiatry Network, and her co-researchers examined hundreds of different types of studies that attempted to detect a relationship between depression and serotonin, and concluded that there is no evidence of a link between low levels of serotonin and depression, stating: “We suggest it is time to acknowledge that the serotonin theory of depression is not empirically substantiated.”

[ Lea más ]