HOME | ACERCA | NACIONAL | LOCAL | MUNDIAL | DOCUMENTOS | CONTACTOS | ANTERIORES

 NACIONAL

BRASIL: A crise, além de climática, é política e econômica

05/28/2024 [NACIONAL] - Longe de serem uma exclusividade brasileira, extremos climáticos são uma realidade pelo mundo e exigem medidas urgentes.

[ Lea más ]



BRASIL: Desastre Capitalista | Sobe para 147 números de mortos no Rio Grande do Sul e 538.241 pessoas desalojadas em 450 municípios atingidos

05/20/2024 [NACIONAL] - Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, subiu para 147 o número de pessoas mortas por conta da catástrofe climática que assola o estado. Segundo dados do mesmo orgão, são 538.241 pessoas desalojadas e 80.826 pessoas em abrigos. Feridos contabilizam 806 e o número de desaparecidos atingiu a marca de 127. 450 dos 497 municípios do estado estão atingidos.

[ Lea más ]



BRASIL: Petrobrás | Graças a decisão de Prates e Lula, Petrobrás volta ao posto que tinha sob Bolsonaro: petroleira que mais enriquece os acionistas privados no mundo

05/06/2024 [NACIONAL] - Mesmo tendo estancado a sangria das privatizações de refinarias e terminais do odioso Bolsonaro (mas ainda em 2023 aconteceram privatizações em SE, RN, ES) a gestão do senador petista Prates, nomeado pelo governo Lula-Alckmin, segue um caminho diferente, porém compartilha com gestores anteriores uma orientação comum para a maior empresa do país: fazer da Petrobrás uma máquina de dinheiro para os grandes acionistas privados. É preciso criticar esse entreguismo, defendido pela burocracia da FUP que saiu em defesa de Prates, e reafirmar a organização dos petroleiros para lutar pela retomada de todos ativos privatizados.

[ Lea más ]



A comuna e o voto: o que define o povo venezuelano?

04/29/2024 [NACIONAL] - Em 2024, a Venezuela se vê às vésperas da eleição que promete ser uma das mais importantes dos últimos tempos.

[ Lea más ]



BRASIL: O significado do cerco a Bolsonaro e sua cúpula

04/19/2024 [NACIONAL] - Uma grande operação da PF atingiu o núcleo dirigente do bolsonarismo, incluindo generais de 4 estrelas, além do próprio Bolsonaro. Buscaremos analisar as motivações dessas ações, e a perspectiva de seus resultados, levando em conta o cenário político atual.

[ Lea más ]



Brasil. Cordão da Mentira: en el 60º aniversario del golpe, el bloque recuerda que la ausencia de memoria y de justicia valida la violencia estatal

04/02/2024 [NACIONAL] - Así, “estamos condenados a vivir sin darnos cuenta de la magnitud real de las trampas y de las batallas del tiempo presente”, afirma Assano, que también es coordinador del núcleo ArtEmancipa. “En el Día de los Inocentes, 60º aniversario del triunfo de la infamia y la cobardía, el deber de decir la verdad se impone con mayor fuerza.”

[ Lea más ]



BRASIL: LGBTQIAPN+ | O patriarcado, muito além de uma questão da mulher

03/22/2024 [NACIONAL] - Hoje, 8 de março, é o dia internacional da mulher, um dia histórico de luta proposto pelas feministas socialistas, com o objetivo de unir as fileiras de todos trabalhadores, homens e mulheres, em defesa dos direitos das mulheres, entendendo que essas demandas são decisivas no avanço da luta socialista contra o capitalismo, o patriarcado e a opressão de gênero e sexual que sofremos em todo o mundo.

[ Lea más ]



BRASIL: Se Deus é de direita ou de esquerda

03/18/2024 [NACIONAL] - Construir a comunidade é continuar a ação de Jesus que, conforme os evangelhos, “passou pelo mundo fazendo o bem” (At 10). Não anunciou a si mesmo e sim testemunhou o projeto de amor e justiça que Deus tem para o mundo ( o reinado divino). Assim sendo, quando vocês virem pastores pentecostais ou bispos e padres católicos, compactuando com governante genocida ou com juiz venal e desonesto, saibam que esses ministros religiosos são impostores e merecem o que deles afirmava o cineasta Woody Allen: “Deus deve ser um cara bom, mas esses amigos dele, eu não recomendo a ninguém”.

[ Lea más ]