HOME | ACERCA | NACIONAL | LOCAL | MUNDIAL | DOCUMENTOS | CONTACTOS | ANTERIORES

 NACIONAL

BRASIL: Lula vai aguentar dois anos mais em cima da corda bamba?

11/07/2024 [NACIONAL] - O Brasil não precisava ter vetado a entrada da Venezuela como parceiro do BRICS. É sabido que essa decisão foi tomada para não ficar mal com os Estados Unidos. Mas poderia muito bem ter se abstido e justificado que seria errado ir contra a vontade de todos os outros membros. Não era difícil ter deixado passar a decisão da maioria. Lula demonstrou fraqueza e isso é o pior que um chefe de Estado pode fazer. O inimigo viu que Lula fraquejou e isso vai animá-lo a aumentar as pressões. Essa é uma síndrome da esquerda nacionalista e reformista. Só que a fraqueza que Lula demonstrou foi muita – foi uma capitulação totalmente desnecessária.

[ Lea más ]



BRASIL: Frei Betto, 80 anos de um pacificador

08/30/2024 [NACIONAL] - É preciso comemorar o humanismo do jornalista, escritor e religioso em tempos de guerra, violência e fome. A outra nobreza das ações pacificadoras de Betto é a sua doação pessoal, de energia, tempo e coragem, ao combate à fome, seguindo os princípios da Teologia da Libertação. Aí também há um trabalho pacificador. A violência nasce do estômago do animal faminto, inclusive o "bicho Homem". Seu trabalho missionário de seis décadas, no primeiro governo Lula, como assessor especial para esse designo e sua atuação, até hoje, em diversos países, em nome da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), constitui um imensurável conjunto de ações pela paz e pelo desafio de vivermos juntos no planeta com mais igualdade e justiça social.

[ Lea más ]



Observadores das eleições no Brasil são financiados por EUA e governos europeus

08/26/2024 [NACIONAL] - Tentei entrar em contato com ele pelo X para pedir uma entrevista. Me apresentei como jornalista que estava produzindo um material sobre a Transparencia Electoral e também pedi informações sobre a atuação e o financiamento da organização. Querido não respondeu à minha mensagem e me bloqueou. Também não consegui contato com ele e a Transparencia Electoral pelo Instagram.

[ Lea más ]



BRASIL: A crise, além de climática, é política e econômica

05/28/2024 [NACIONAL] - Longe de serem uma exclusividade brasileira, extremos climáticos são uma realidade pelo mundo e exigem medidas urgentes.

[ Lea más ]



BRASIL: Desastre Capitalista | Sobe para 147 números de mortos no Rio Grande do Sul e 538.241 pessoas desalojadas em 450 municípios atingidos

05/20/2024 [NACIONAL] - Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, subiu para 147 o número de pessoas mortas por conta da catástrofe climática que assola o estado. Segundo dados do mesmo orgão, são 538.241 pessoas desalojadas e 80.826 pessoas em abrigos. Feridos contabilizam 806 e o número de desaparecidos atingiu a marca de 127. 450 dos 497 municípios do estado estão atingidos.

[ Lea más ]



BRASIL: Petrobrás | Graças a decisão de Prates e Lula, Petrobrás volta ao posto que tinha sob Bolsonaro: petroleira que mais enriquece os acionistas privados no mundo

05/06/2024 [NACIONAL] - Mesmo tendo estancado a sangria das privatizações de refinarias e terminais do odioso Bolsonaro (mas ainda em 2023 aconteceram privatizações em SE, RN, ES) a gestão do senador petista Prates, nomeado pelo governo Lula-Alckmin, segue um caminho diferente, porém compartilha com gestores anteriores uma orientação comum para a maior empresa do país: fazer da Petrobrás uma máquina de dinheiro para os grandes acionistas privados. É preciso criticar esse entreguismo, defendido pela burocracia da FUP que saiu em defesa de Prates, e reafirmar a organização dos petroleiros para lutar pela retomada de todos ativos privatizados.

[ Lea más ]



A comuna e o voto: o que define o povo venezuelano?

04/29/2024 [NACIONAL] - Em 2024, a Venezuela se vê às vésperas da eleição que promete ser uma das mais importantes dos últimos tempos.

[ Lea más ]



BRASIL: O significado do cerco a Bolsonaro e sua cúpula

04/19/2024 [NACIONAL] - Uma grande operação da PF atingiu o núcleo dirigente do bolsonarismo, incluindo generais de 4 estrelas, além do próprio Bolsonaro. Buscaremos analisar as motivações dessas ações, e a perspectiva de seus resultados, levando em conta o cenário político atual.

[ Lea más ]